Liderança de Alta Performance

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Descrição

Você sabe quais são as características de um líder de alta performance?

Segundo  Karin Hurt, autora de Winning Well (Ganhando Bem), as características de um líder de Alta Performance são:

  1. Compartilha uma visão motivadora.
  2. Desafia.
  3. Cobra.
  4. Estimula e incentiva a colaboração.
  5. Lidera pelo exemplo.
  6. Faz o que fala e o que manda fazer.
  7. Dá feedback frequente, mesmo os mais duros.
  8. Elogia frequentemente quando merecido.
  9. Delega tarefas importantes.
  10. Comunica-se honestamente.
  11. Explica o porquê das decisões.
  12. Explica e ajuda a entender o que a equipe não sabe e precisa saber.
  13. Faz perguntas duras e difíceis que obrigam todo mundo a pensar.
  14. Encoraja e incentiva.
  15. Assegura-se de que todos tenham visão macro, do todo.
  16. Deixa as pessoas falharem e aprenderem com o processo.
  17. Incentiva a paciência para lidar com a ansiedade e se aprofundar em assuntos importantes.
  18. Conhece, acompanha e torce pela vida pessoal dos membros da equipe.
  19. Estimula as pessoas a assumirem desafios e projetos difíceis mesmo achando que não estão prontas.
  20. Importa-se muito mais com o sucesso da sua equipe do que com qualquer outra coisa e está sempre procurando por formas de ajudar a fazer isso acontecer.

Este tem sido, inclusive, um dos temas mais demandados ultimamente: como ser um líder de alta performance com tudo que está acontecendo ao nosso redor?

É comum, por exemplo, receber e-mails com lamentos de diretores, gerentes e supervisores do tipo: “minha equipe não veste a camisa do jeito que quero”, “minha equipe está desmotivada”, “parece que só eu me importo”, etc.

Principalmente agora nos tempos de pandemia e home office, onde muitos e muitas líderes se aproximaram ainda mais da equipe, com reuniões diárias (skype, zoom, etc.) e descobriram um desalinhamento em algumas pessoas da equipe que até lhe surpreenderam.

Infelizmente, em casos assim vemos com frequência que estes líderes estão tentando resolver o sintoma, e não a causa.

Vemos isso nos comentários que recebemos:

  • Falta de engajamento da equipe
  • Baixa taxa de atingimento de metas
  • Desmotivação
  • Desalinhamento em relação a valores, atitudes e comportamentos
  • Falta de confiança
  • Falhas de comunicação
  • Rotatividade alta
  • Dificuldade de achar bons candidatos para vagas ou demora para preenchê-las
  • Problemas de relacionamento na equipe, etc.

Na verdade estes problemas são com frequência sintomas de uma disfunção maior – ou seja, são causados por alguma outra coisa.

Esta ‘outra coisa’ – a verdadeira causa -, deveria ser o foco do líder. Não os sintomas!

Se pararmos para analisar, existem apenas 8 grandes áreas onde um líder deve atuar em relação à sua equipe:

  1. Definição de metas, estratégias e planos de ação: Para onde estamos indo e como vamos chegar lá?
  2. Definição da cultura e ambiente de trabalho: Valores e atitudes que se espera da equipe, como estimular e desenvolvê-los e como lidar com desalinhamentos?
  3. Recrutamento e seleção: Quem merece fazer parte da equipe? Onde e como encontro estas pessoas? Como identificá-las e atraí-las?
  4. Treinamento e desenvolvimento: Quais são as habilidades necessárias para obter o sucesso? Como vamos desenvolvê-las?
  5. Metas e objetivos: Quais são os resultados que procuramos? Como definimos sucesso? Cada pessoa sabe o que se espera dela exatamente? Cada pessoa sabe o que tem que fazer para chegar lá?
  6. Motivação e incentivos: Porque as pessoas trabalham aqui? O que as motiva? Como podemos alinhar os objetivos e missão da empresa com os objetivos pessoais da equipe? Como inspira-los a usar 100% do seu cérebro e energia aqui na empresa? O que fazemos com quem atinge as metas? O que fazemos com quem não atinge as metas?
  7. Comunicação: como, quando, onde e o que estou fazendo como líder para que minha equipe esteja mais engajada, alinhada, motivada e mais eficiente no cumprimeto das suas tarefas e atingimento de metas? (Isto inclusive inclui feedback individual e em grupo!).
  8. Aprimoramento pessoal: Quais atitudes e habilidades o próprio líder tem que desenvolver em si mesmo para ser cada vez mais eficaz e eficiente no seu papel de líder?

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO: QUAIS SÃO AS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA OBTER O SUCESSO? COMO VAMOS DESENVOLVÊ-LAS?”

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Quando trabalhamos nas mentorias com líderes fazendo exercícios específicos de liderança e depois perguntamos qual é a autoavaliação que fazem ao analisar o que acabamos de ver, eles/elas dizem de si mesmo que estavam cometendo algum destes erros:

  • Falta de visão estratégica (para onde estamos indo?)
  • Falta de um plano de ação (como vamos chegar lá?)
  • Falta de feedback individual
  • Falhas de comunicação
  • Falhas de recrutamento/seleção
  • Falhas no treinamento/desenvolvimento da equipe
  • Falhas no seu próprio desenvolvimento como líder
  • Má gestão do tempo
  • Não criar uma cultura de alta performance
  • Não lidar bem com feedback/novas ideias/sugestões

Invariavelmente, líderes com problemas na equipe não estão fazendo corretamente uma destas coisas (ou todas!).

E quando melhoram isso, todo o resto melhora.

Uma das coisas que líderes de alta performance prestam muita atenção é focar no que TEM CONTROLE.

As coisas acima estão todas sob controle do líder – ele/ela pode melhorar se dedicar-se a isso. Ao melhorar como líder, a equipe melhora junto!

Líderes de alta performance não culpam os outros ao encontrarem uma dificuldade.

Pelo contrário: buscam entender o que eles mesmos podem fazer para resolver o assunto (atacando as causas, não as consequências/sintomas).

O interessante é que as 9 áreas estão completamente interligadas – uma só que deixe de ser feita cria um efeito dominó no resto.

Então se você tem hoje dificuldades em entender porque sua equipe não é exatamente o que você gostaria que ela fosse, olhe para a lista e analise a sua situação: qual das 9 áreas não está correta e onde você pode melhorar?

Não conheço sua equipe nem sua empresa, mas com certeza aposto que você consegue melhorar todas as 8.

Recado da equipe IVM:

  1. Assim que confirmarmos o seu pagamento, você receberá por email, um login e senha para acessar a plataforma com a videoaula.
  2. As videoaulas, ficarão disponíveis durante 3 meses na plataforma do Instituto VendaMais, para você acessar quantas vezes quiser.

Informação adicional

Edição

Turma 1 – JUN/2020

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